Os 5 erros de português mais comuns no mundo dos blogs


 Oi Oi Galeru, tudo bem com vocês? Eu espero que sim. Hoje vim aqui desabafar sobre uma coisa que tem me deixado cada vez mais irritada, erros de português na blogosfera. Eu sei, ninguém é perfeito, é normal errar. Porém não pesquisar se está escrevendo errado e insistir no erro, já é burrice. Pensando nisso, decidi fazer um compilado dos maiores erros que as blogueiras cometem. Ah, e não pensem que são somente as blogueiras pequenas que cometem esses erros, já vi muita blogueira GRANDE por ai dizendo essas coisas. Então, bora lá ver?! 

Mas ≠ Mais


 Acho que muita gente dormia na aula de português da escola, por que errar algo tão simples assim, é de tombar haha O "mas" é utilizado para dar a ideia de oposição, a mesma função da palavra "entretanto", por exemplo: "Joãozinho esnobou Maria, mas ela irá se vingar". Já o "mais" é utilizado para dar intensidade/quantidade, por exemplo: "Giovana deixou o forninho cair mais uma vez!".

Seja ≠ Seje


 Hoje em dia é muito comum nós vermos pessoas dizendo "seje" na internet, mas gente, é tudo zueira! Não existe "seje", parem de acrescentar novas palavras no dicionário! Já "seja", existe sim, e é a maneira correta de escrever e falar. Quer falar "seje", que fique claro na sua cabeça, e na cabeça das outras pessoas que é só ZUEIRA! Seje menas miga ;)

Mal ≠ Mau


 Ai como o meu coração chora ao ver este erro, chora muito. Mas vamos lá, "mal" é o contrário de "bem", por exemplo: "Mal cheguei em casa, e minha mãe já pediu para sair do computador". Já "mau", é o contrário de "bom", por exemplo: "Dudu é um mau garoto!". Sempre que estiver com dúvida de qual das formas escrever, é só trocar por "bem" ou "bom" e ver se um dos dois faz sentido, depois é só lembrar dessas regrinhas e trocar por "mal" ou "mau". =D

À ≠ Há ≠ A ≠ Ah


 Eita que esse tópico é extenso viu?! Vamos começar por "há", ele é utilizado para determinar uma ação que já foi executada no passado, que pode ser substituída por "faz". Por exemplo: "Faz dois anos que tenho meu blog", "Há dois anos tenho meu blog".
 Já "à" é utilizado quando tem preposição e artigo logo em seguida. "Que? Não entendi nada Gabi!", calma, vou explicar! Quando escrevemos a frase "Vou à feira hoje", nós estamos abreviando "a a feira". O primeiro "a" é a preposição, o segundo "a" é o artigo, fazendo a fusão dos dois, nós temos o "à". Somente podemos utilizar esta abreviação em palavras femininas, como: a feira, aquela festa, a qual, a Itália. Então vamos pro exemplo maroto: "Fui à feira", "Fui àquela festa", "Esta é a jovem à qual me refiro" e  "Vou à Itália".
 O "a" sem crase, é utilizado para nomes próprios, nomes de objetos, nomes próprios geográficos, em títulos e nomes de obras artísticas. Por exemplo: " A Luciana disse que não ia tombar hoje, mas tombou", "A Itália é um país lindo", "A história da menina Giovana, e seu forninho", "A última ceia é uma obra de Leonardo Da Vinci". Também pode ser utilizado com palavras masculinas, como: "Este shampoo a seco é maravilhoso".
 E por último e não menos importante, temos o "Ah". Utilizamos quando queremos expressar sentimentos como: surpresa, alívio e expressão enfatizante. Por exemplo: "Ah, você por aqui?!", "Ah, que bom que esta tudo bem!" e "Ah, esqueci de dizer. Você está linda esta noite!".
 Eu sei que essa parte é um pouco mais difícil, mas nada melhor do que colocar em prática toda vez que for escrever.

O gato comeu sua pontuação?


 E finalmente, o último tópico do post de hoje. Gente, vocês sabiam que existe vírgula e ponto no teclado do computador também? Não? Então é só procurar, fica bem perto da barra de espaço! haha Brincadeiras a parte, o que eu vejo de blogs que não tem uma pontuação correta, chega a ser gritante. Sabe o que parece quando um texto está sem vírgulas e pontos? Que você está falando sem parar, sem respirar, igual ao Flash andando. 
 Eu sei que é difícil e que demora para aprender a escrever um texto bem colocado e diagramado. Mas vocês nunca irão conseguir, sem treinar e estudar. Quem faz cursinho para vestibular, sabe o quanto é trabalhoso fazer uma redação. "Mas Gabi, blog não é redação do ENEM!", como não? Olha o tanto de coisas que temos que escrever para passar nossas ideias. É claro que não é formal, e a estrutura não precisa ser de um texto dissertativo argumentativo, mas pelo menos seguir o mesmo padrão de vírgulas, pontos e parágrafos.

 Então é isso Galeru! Espero ter ajudado de alguma forma, sei que não sou formada em Letras, mas acho que não é necessário de graduação para saber dessas informações e querer passar pra frente. E relembrando à época de escola, quero fazer uma brincadeira aqui com vocês. Façam uma frase com todas as dicas de como escrever corretamente que dei aqui, a frase não precisa ter sentido, é só para treinar a forma certa de escrever. Mas é para participar em?!
 Um beijo, e até o próximo post <3

20 comentários:

  1. Geeeente, eu fico pra morreeeeeer com alguns blogueiros. Em um parágrafo tem 10 erros de português. Eu me sinto uma chata às vezes. Errar de vez em quando faz parte, mas gente... umas aulinhas de português deveriam ser obrigatórias!! rs

    Bjks,
    Tita

    http://mundodelatita.blogspot.com
    http://instagram.com/mundodelatita
    http://facebook.com/mundodelatita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim mesmo haha E o pior é que são obrigatórias na escola né?! É falta de querer aprender mesmo! Beijos <3

      Excluir
  2. Tem umas que dói ao ouvido mesmo mas confesso que devo errar bastante em relação ao quarto item, gente, como isso me confunde, hahah :P
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal se confundir, as vezes eu erro também, é bem complicado lembrar de tudo isso haha Beijos <3

      Excluir
  3. Nossa, eu acho que "seje" e "menas" são os piores kkkkk. Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  4. Vishh Gabi, isso é uma coisinha que me irrita! Claro que também erramos, principalmente naquele post corrido quando tem milhares de outras coisa pra fazer. Mas custa esse povo dar uma olhadinha na internet e procurar como se escreve?! Heelp hahahah

    Beijinhoos :**
    Primavera Fashion Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que irrita todo mundo né?! Até seria compreensível se não tivesse esse tipo de conteúdo na internet, mas é o que mais tem!!! hahaha Beijos <3

      Excluir
  5. Confesso que cometo alguns, não que eu me orgulhe disso mas...
    http://eaidresch.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal cometer erros, ninguém nasceu sabendo de tudo hehe

      Excluir
  6. Hahahh adorei!! O Mas ≠ Mais é o que mais me irrita, ahahah sério, estamos em 2015 gente!! Hahahah. Errar é normal, mas sei lá, se a gente não sabe de alguma coisa, o google tá aí pra isso, né? Hahahah e esses gifs são demais ;)

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tio Google ta ai pra tirar nossas dúvidas =D Sou viciada em Gifs hehe Beijos <3

      Excluir
  7. Hahahahahahahaha... Nos blogs é grave, mas a galera é assim na VIDA!
    Já vi muuuuuuuitos, inclusive em blogs super movimentados, meio famosinhos, sabe? E fico sempre pensando se foi um deslize, se realmente ela acha que escreve assim, essas coisas.
    Agora vírgula e ponto, tá complicado. Tem que fazer um tutorial específico sobre isso. Melhor.

    Adorei o humor mesmo alfinentando os assassinos gramaticais. Hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, super verdade haha Ebaaaa \o Que bom que gostou, fico muito feliz hehe <3

      Excluir
  8. Mandou muito bem em selecionar esses erros! Fico de cara com cada coisa... Há blogs famosos que cometem esses errinhos também.. HAHA Não são só inexperientes não...
    Biejo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, muitos blogs conhecidos comentem este erros haha Obrigada! Beijos <3

      Excluir
  9. Ameeei o post! Eu acho que tenho TOC com erros de português, só pode! Fico para morrer com os erros de alguns blogs que vejo por aí. Até porquê errar é normal, ninguém é perfeito, mas 10 erros em uma frase só eu não aguento haha! A única coisa que eu nunca consegui aprender foi o uso de cada porquê (por quê, por que, porquê, por quê), mas sempre vou no tio google, rs! Amei seu blog!

    Dois Jeitos de Ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa \o/ Que bom que gostou, fico muito feliz! Até hoje eu também sinto muita dificuldade nos "porques" haha É muito complicado! Beijossss <3333

      Excluir
  10. Gostei da explicação. Mas achei que poderia ter sido menos rude nessa parte: "Gente, vocês sabiam que existe vírgula e ponto no teclado do computador também? Não? Então é só procurar, fica bem perto da barra de espaço!"

    Tem outra forma de se falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi miga, quem me conhece sabe que esse é meu jeito de falar, não fui rude, fui irônica. Beijinhos ^^

      Excluir

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.