Resenha: Amor Amargo - Jennifer Brown


 Oi galeru, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Vocês tem o costume de ler livros que falam sobre questões sociais? Eu não tinha, mas resolvi dar o braço a torcer e me aventurar em uma leitura nesse estilo. Conheci o livro Amor Amargo por meio da BookTuber Pam Gonçalves - que por sinal é uma das minhas BookTubers favoritas -, onde ela falava super bem sobre ele e mais alguns outros livros da autora. Fiquei curiosa para ler assim que assiste ao seu vídeo de indicação, depois de algum tempo venho aqui hoje fazer resenha dessa belezura para vocês! 💖




 Título: Amor Amargo
 Autora: Jennifer Brown
 Editora: Gutenberg
 ISBN: 978-85-8235-306-6
 Páginas: 253
 Sinopse: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
 PARTE VISUAL
 Gente, o que é a capa desse livro? Eu acho ele muito bonito, além de contextualizar muito bem o enredo da história. Eu adoro livros que a capa é composta por desenhos ou ilustrações, sinto que assim passa muito melhor a mensagem de todo o enredo. Eu sei de todo esse papo de que não devemos julgar um livro pela capa, mas eu tenho certeza que todo mundo, pelo menos uma vez, já escolheu um livro por achar a capa bonita ou interessante.

 A diagramação interna do livro é bem simples e funcional. As páginas são de um papel amarelado, que eu adoro pois não cansa os olhos como o papel branco normal.


 ENREDO
 Como falei para vocês, descobri esse livro através da Pam Gonçalves (link aqui), que é uma das minhas booktubers favoritas. E logo quando vi, já morri de vontade de ler por nunca ter visto um livro com essa temática de relacionamento abusivo.

 Só por ficar entusiasmada com o livro, já criei muita expectativa em cima da história. Achei que toda a estrutura foi muito bem construída. Sabe aquele livro que a gente chega a sentir todas as dores dos personagens e se envolver muito na história? Pois então, esse é um livro desses!

 Senti que o livro é envolvente desde o primeiro capítulo, e quando vai chegando nas partes tensas, você fica mais envolvido ainda. E o que mais me deixou encantada foi que ele não mostra o relacionamento de uma visão externa, que é aquela visão de falta de empatia que algumas pessoas têm quando alguém está passando por algo parecido, de: “Ah, ta apanhando por gosta”“Se quisesse já tinha saído dessa vida” e etc. Porém o livro mostra que não é tão simples assim se desvincular de uma pessoa que ao mesmo tempo que é o extremo da sua felicidade, também é o extremo da sua tristeza e dor. O livro mostra o lado sentimental e racional de um relacionamento abusivo.


 NARRATIVA 
 O livro é contado pela visão da Alex de todos os acontecimentos, então é em 1ª pessoa. A princípio a visão dela se torna suficiente, porém em alguns momentos eu senti falta da visão do agressor, no caso o Cole. Eu sei que nada justifica um relacionamento assim, atitudes dessa forma, mas eu gostaria que mostrasse a parte emocional e psicológica dele assim como teve da Alex.

 Senti falta também de mais descrições sobre as características físicas dos personagens. Como disse para vocês no tópico acima, o livro descreve muito bem a parte emotiva e psicológica dos personagens, fica clara a personalidade de cada um. Mas o físico ficou muuuuito difícil de conseguir imaginar, e eu adoro quando consigo ter uma visão clara de cada personagem na minha cabeça.


 PERSONAGENS E ESCRITA DA AUTORA
 Acho que na construção dos personagens a Jennifer acertou em cheio. Todos os personagens tem uma personalidade bem forte. E fica claro toda a história e trajetória de vida de cada, como e porque cada um deles é daquela forma. Acho que o personagem que eu tive sentimentos fortes, tanto de amor como de ódio foi o Cole. Porque assim como é nos relacionamentos abusivos, hora ele é um príncipe, super educado e carinhoso e outra hora ele é um ogro, monstro que a sua única felicidade é ter toda encolhida no chão de medo.

 Esse foi o primeiro livro que li dessa autora, de primeira eu estranhei muito a forma como ela monta os diálogos. Não são colocados com hífen, e sim com aspas. Mas depois eu acabei me acostumando e achando super normal.

 Gostei bastante da escrita voltada para os sentimentos, e não ter focado na visão externa como já falei para vocês. Outra coisa que achei legal também foi a forma como a Jennifer coloca conselhos para o leitor de como agir em situações como aquelas e apontando também os sinais de um relacionamento abusivo, de forma bem direta mas não agressiva.


 CONCLUSÃO
 Se vale a pena ler esse livro? Ô se vale! Sempre li e pesquisei muito sobre relacionamentos abusivos, suas causas e consequências, mas nunca havia lido nenhum livro que mostra o lado sentimental disso tudo. Porque é meio óbvio e todo mundo sabe que é errado o seu companheiro te bater, que é errado ele te proibir de fazer, vestir e ser quem você realmente é, de ser errado te impedir de sonhar e sempre te colocar para baixo. Mas não fica óbvio e nem claro o quão complicado é sair dessa situação. É como a própria autora diz no final do livro: “Amamos e, por amarmos, a coisa pode se tornar muito mais complicada do que uma simples questão de permitir”.
           

 Existem coisas que podem ser relevantes sabe, tipo os dois terem a senha um do outro das redes sociais, se os dois estão de acordo com isso, por que não? O que não pode acontecer é a outra pessoa achar que é sua dona e que por isso você deve viver em função dela, que você não pode ter amigos, viver como uma pessoa normal.

 Eu sei que é difícil sair dessa situação - na verdade eu não sei pois nunca passei por isso, mas eu imagino que seja muito difícil -, assim como é demonstrado no livro. Mas se você está numa situação parecida, procure ajuda. O primeiro passo para se livrar disso é falando, conversando com alguém que você confia muito e tem total certeza que vai estar do seu lado. Não tenha medo, e não ache que você nunca mais vai achar alguém ou que ninguém te merece como seu atual companheiro (se é que se pode chamar assim) colocou isso em você. Você é incrível e merece alguém tão incrível quanto você, para te amar, apoiar, ser uma companhia e andar ao seu lado em todas as decisões da vida, alguém que queira seu bem e deixe você ser livre para tomar suas decisões.

 E aí galeru, já leram esse livro? Ficaram com vontade de ler? Vocês conhecem algum outro livro com esse mesmo assunto? Vamos bater um papo aqui nos comentários. Um beijo e até o próximo post! 💖

Me siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - Twitter

2 comentários:

  1. E não é que eu fiquei com vontade de ler o livro?
    *_* Adorei a premissa dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que gostou Clay! Depois me conta o que achou do livro, ta bom?! Beijinhos <3

      Excluir

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.