Músicas que falam sobre
empoderamento feminino

Foto: Reprodução
 Oi galeru, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Há algum tempo atrás eu fiz um post indicando músicas que lutavam ou lutam por uma causa (post aqui) e vocês gostaram muito do tema abordado. Por isso eu decidi fazer desse post uma série, onde cada mês eu vou trazer músicas/filmes/séries que falam sobre determinado assunto.

 Já vi em diversos lugares que o empoderamento feminino está "na moda" hoje em dia, o que vamos combinar que não é uma coisa ruim. Décadas atrás, nós mulheres tínhamos uma vida toda em torno do homem, nós vivíamos para eles e em função deles. O que graças a muita luta mudou, e muita coisa ainda precisa mudar para um mundo mais igualitário.

 Assim como livros, textos, filmes e etc, a música também influência muito na nossa vida. Escutar uma música que fala sobre você ser uma pessoa dona de si não é só inspirador, também pode mudar a forma como você se vê na sociedade patriarcal e como isso se reflete nas escolhas que você deixa de tomar com medo do julgamento. 

 Música salva vidas, empodera mulheres, emociona, diverte e muda pensamentos. Por isso hoje a nossa lista será de músicas que falam sobre empoderamento feminino. Algumas são mais diretas e outras não, mas todas elas falam sobre uma única coisa: Você é dona de si mesma! 💪


 WHO RUN THE WORLD (GIRLS) - BEYONCÉ

 Essa é a música mais óbvia de estar nessa lista, não é mesmo? Quando foi lançada em 2011 eu ainda não tinha conhecimento nenhum sobre, e ainda disseminava muito discurso de ódio e machista por aí. Achava a música muito legal, o clipe super bem feito, mas não entendia o conceito principal. Beyoncé tem váaaarias músicas nesse estilo, e cada uma é melhor do que a outra. 


SIM OU NÃO - ANITTA

 Engraçado pensar que um dia colocaria uma música da Anitta em um post sobre empoderamento feminino. Quem aqui não lembra daquela confusão entre ela e a Pitty, onde a Anitta falava muitas coisas que só reforçava o esteriótipo de que "mulher que não se valoriza é pu**"? Hoje, suas músicas falam totalmente ao contrário, além de ela fazer discursos contra esses esteriótipos. Anitta, to orgulhosa de você miga! 💖


SURVIVOR - DESTINY'S CHILD

 Outra musiquinha que quando escutei não me toquei sobre o que realmente falava. Acho que pelo fato do clipe ser meio no sense, eu acabei não entendendo. A música fala sobre como nós somos sobreviventes no mundo e conseguimos fazer tudo aquilo que queremos. Até a Clarice Falcão fez um vídeo de cover dessa música, que ficou lindão, mas eu ainda prefiro a versão original! hehe


MC CAROL & KAROL CONKA - 100% FEMINISTA

 Essa é a música mais direta ao ponto da lista de hoje. Karol Conka é muito conhecida no movimento por suas músicas serem sempre sobre empoderamento e assuntos pautados no feminismo. Descobri essa música bem sem querer, estava um dia ouvindo uma playlist aleatória no spotify e acabei gostando muito dela. Só escutem e prestem atenção na letra, é muito amor! 


BAD REPUTATION - JOAN JETT

 Essa música comprova que o assunto "Empoderamento Feminino" não é de hoje em dia e muito menos só aqui no Brasil, essa música é de 1981. Foi nos anos 80 que o movimento teve seu auge, quando as mulheres estavam em pauta em praticamente todas as associações políticas e de estudos sociais. Conheci ela através do meu filme favorito no mundo, 10 coisas que eu odeio em você. Aliás, aquele filme é uma fonte maravilhosa de músicas empoderadoras. 

 ____________________________________________________________

 E aí galeru, gostaram da lista? Conhecem mais alguma música que fala sobre empoderamento feminino? Qual sua música favorita que aborda o assunto? Vamos conversar aqui nos comentários. Um beijo e até o próximo post! 💖

Me siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - Twitter

2 comentários:

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.