RESENHA | COMO EU ERA ANTES
DE VOCÊ - JOJO MOYES


Oi galeru, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Você com certeza já viu na internet, ou viu em alguma livraria, ou escutou alguém falando sobre esse livro. Como eu era antes de você é um dos livros mais famosos (que sá o livro mais famoso) da autora Jojo Moyes. Esse livro ficou bastante popular no ano passado, em 2015. Vi muitas resenhas e sempre que ia á livraria via este livro na prateleira dos mais vendidos. Depois de algum tempo, ganhei este livro de presente e posso dizer que devorei em algumas semanas! haha Hoje, eu vim aqui resenhar ele para vocês.


Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-329-9
Páginas: 320
Compre: Saraiva - Submarino - Americanas
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
 Como sempre o que mais me chama a atenção em livros é a capa, por mais que eu considere errado fazer isso, pois as vezes o livro não tem uma capa muito bonita mas o conteúdo é excelente. Com esse livro não foi diferente. Eu achei a ilustração e toda a arte muito bonita, representando muito bem a história. Sei que alguns livros da Jojo seguem esse mesmo estilo de capa, o que eu achei bem legal.

 O livro se passa na Inglaterra e conta a história da Louisa, uma moça de 26 anos, que é bastante acomodada com sua vida. Até que ela acaba sendo demitida de seu atual emprego e fica desesperada a procura de outro. Como não tinha muita qualificação (pois trabalhou naquele café sua vida toda), não haviam muitas vagas para ela. Até que ela consegue um trabalho como cuidadora de um tetraplégico, o nome desse rapaz é Will Traynor. E para mim a história fica interessante a partir deste ponto.


 A narrativa é toda em primeira pessoa, sendo que a maioria das vezes quem nos conta a história é a Lou. Mas uma coisa que eu adorei, é que em algumas partes o posicionamento da história muda e outros personagens contam seu ponto de vista. Jojo acertou em cheio ao escolher quais personagens deveriam ter este momento de fala.

 Este foi o primeiro livro da autora JoJo Moyes que li e posso dizer que sua escrita é bem fluída, envolvente porém encorpada ao mesmo tempo. Ela descreve muito todos os aspectos da história, fazendo com que fique super fácil imaginar os cenários, os personagens e te faz entrar na história de cabeça. Mas as vezes ela utiliza palavras bem difíceis, que eu nunca havia visto na minha vida. Então eu lia o livro com o dicionário ao lado para entender algumas palavras e frases.

 O começo da leitura foi bem arrastada e devagar, mas conforme o desenrolar da história eu me envolvi tanto no livro que cheguei a ler quase dez capítulos em um dia (pra mim isso é muito kkk). Segui envolvida e comendo o livro praticamente até o final.

 A história é contada de forma linear mas as vezes os personagens voltam em fatos do passado, porém o entendimento do tempo continua bem claro. No livro nós temos momentos de pura indignação, ódio, felicidade e tristeza. Separei para vocês uma frase que na minha opinião, descreve toda a trama:
 "Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver." - Louisa Clark (Pág. 125)
 Todos os personagens do livro tem uma personalidade bem definida, senti que a Jojo teve um cuidado enorme ao fazer cada personagem único e por isso eles acabam sendo super envolventes e especiais. Porém a primeira impressão que tive, principalmente da família de Lou, foi que eles eram muito preconceituosos. Pois quando Louisa conhece Will, eles fazem um discurso completamente ~ no sense ~ sobre ele. Na cabeça deles Will era um ser de outro planeta. Mas, conforme a história vai desenrolando e eles vão conhecendo melhor sobre o mundo dos tetraplégicos, esse preconceito vai desaparecendo. 

 Senti que o livro físico foi muito bem estruturado visualmente e eu amei que as páginas são de folha amarela, porque assim não cansa a vista tão rapidamente. Mas encontrei alguns erros de português, pontuação e erros de digitação. Que não sei ao certo se é dessa versão que ganhei ou se foi erro de tradução mesmo. Porém esses erros são bem bobinhos, então não dificulta a compreensão da história.

 Se caso você não quiser ler a resenha, que tal assisti-la? Fiz com todo carinho do mundo o vídeo para vocês. Logo depois do vídeo deixarei o meu parecer final sobre ele! =D

Para melhor resolução, assista em 1080p.

 "Gabi, você acha que vale a pena ler este livro?" Eu acho sim. Logo quando terminei de ler, senti que toda a história não havia valido de nada por conta do final. Mas depois de um tempo pensando, vi que a história teve um sentido sim. Que eram todas as experiências que Louisa teve e toda a transformação de idéias dela.

 Outro ponto que faz com que a leitura deste livro valha a pena é que aprendi muito sobre pessoas tetraplégicas. Coisas que eu não sabia e desmitifiquei muita coisa que ouvia por aí. Além de trazer um debate para dentro de si sobre a eutanásia (quando alguém que está com uma doença que ainda não se tem cura, decidi terminar sua vida ali pois não aguenta mais sofrer). E eu gosto bastante de livros, filmes, séries e músicas que trazem o debate de um assunto importante de forma leve, assim como a Jojo fez com este livro.


 Dou nota 4 de 5 pois me decepcionei e muito com o final do livro. Pois foi um final que logo no começo da leitura já imaginava que poderia acontecer. Mas mesmo assim esse livro se tornou muito especial para mim, pois me apeguei muito aos personagens, principalmente pela Louisa.

 Este livro tem uma continuação, que se chama "Depois de você". Eu já comprei e estava me segurando para não começar a lê-lo antes de fazer a resenha deste daqui. Assim que eu terminar de ler, irei fazer resenha para vocês também.

 Não sei se vocês sabem, mas como eu era antes de você vai virar um filme! o/ Será lançado no dia 16 de Junho deste ano aqui no Brasil e eu não poderia estar mais ansiosa para assistir. Espero muito que os produtores e diretores do filme tenham conseguido transparecer toda a essência e que eles sejam o mais fiel possível ao livro. Clique aqui para ver o trailer.

 Então é isso galeru! Vocês já leram este livro? Ficaram com vontade ler? Concordam comigo? Comentem aqui em baixo pra mim, vou amar saber a opinião de vocês.

 Um beijo e até o próximo post!

20 comentários:

  1. Quero muito ler, todo mundo fala tão bem dele que eu já estou agonizando aqui sendo a única que ainda não leu, hahah Adorei que se passa na Inglaterra <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Eu estava me sentindo assim também antes de ler! Leia logo, acho que você vai gostar! hehe Beijos <3

      Excluir
  2. Acredita que ainda não li? Mas a cada resenha que eu leio, fico com mais vontade, preciso comprar ou pegar emprestado de alguém. Aguardo a resenha da continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito! hahaha Muitas pessoas ainda não leram esse livro! :v Leia antes do filme estrear, a leitura é muito gostosa! =D

      Excluir
  3. Já tinha assistido o trailer do filme! Fiquei curiosa, mas não cheguei a comprar o livro.. Possivelmente será a minha futura aquisição literária rs
    O fato de você não ter gostado do final já me fez ficar pensativa... Mas a história parece ser bem interessante!
    Beijos

    www.juhlihipy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale a pena ler por todo o percurso da história. O final pode ter sido decepcionante pra mim, mas para algumas pessoas foi um final maravilhoso. Leia sim, não vai se arrepender! =D

      Excluir
  4. Ameeei a resenha, estou louca para ler esse livro, pelo jeito é maravilhoso! Que triste que você se decepcionou com o final do livro ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz! =D Leia sim, tenho certeza que vai gostar!

      Excluir
  5. Já tentei ler um livro da Jojo e não consegui! :( haha
    Muita gente fala bem de Como eu era antes de você e a única coisa que me chama atenção é a narrativa em torno da tetraplegia, fora isso, hmmm, não me atraio muito. Nem a capa me chama atenção hahaha Acho que vou esperar e assistir o filme!
    Ah, mas sua resenha ótima, bem completinha <3 Adorei ter um vídeo tbm! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, sério?! Porque não conseguiu ler? Mas vale a pena ler esse, vai que você se surpreende com esse? Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz! <3

      Excluir
  6. Eu ouvi falar do livro no ano passado, achei a história legal e tive interesse, mas n final das contas acabei nem comprando o livro e esqueci. Mas ai saiu o primeiro trailer da adaptação para o cinema, e realmente quero ler antes de assistir o filme, agora depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda! :D

    www.vitrolanavitrine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça, compre e leia!! A história é muito boa! hehe Beijos <3

      Excluir
  7. Adorei demais tua resenha! Eu já tinha vontade de ler (a continuação também) e fiquei com muitíssimo mais vontade ainda! Apesar de já imaginar o final... mas como eu já sabia o final de Romeu e Julieta e Titanic, e mesmo assim assisti o filme! Hahahaha Acho que valerá a pena arriscar.
    E se me emocionar o tanto que me emocionei com o trailer... (acho que a música ajudou um pouco) vou ter que preparar um soro caseiro pois acho que vou desidratar de tanto chorar!!! Hahahaha
    Aguardando a resenha da continuação.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que gostou, fico muito feliz!! Siiim! hahaha Super vale a pena ler mesmo já deduzindo como será o final.
      Espero conseguir postar a resenha no mês que vem! hehe
      Beijosss <3

      Excluir
  8. Ainda não li o livro mas já está na minha lista pra comprar. Adorei sua resenha e adorei saber que vai virar filme!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha, eu ganhei esse livro e ainda não li, mas com base no que você disse, me identifiquei com a historia de Louisa!

    Muito legal esse livro ser o primeiro dela, está fazendo muito sucesso, já vi várias fotos!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  10. Tanta gente falando desse livro que vou acabar comprando pra ler. Será que vai se tornar um 'viral' igual a culpa é das estrelas? Amo livros/filmes romanticos e com história. Achei tua resenha completa e deu vontade de ler tb . ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele se tornar um viral acho que vai ser muito bom, pois a história é realmente muito boa! Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz! <3

      Excluir

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.