Um texto para você, criador de conteúdo

Foto: Reprodução
 Toda época nós temos algo para se considerar "modinha". Em 2008 eram os emos: cabelos todos desfiados, coloridos, bastante lápis de olho preto, roupa preta e música triste. Em 2011 eram os coloridos: look bem arco-íris, cabelo lambido na testa, óculos rayban vermelho, tênis com cadarços coloridos amarrados de formas aleatórias e música bem animadinha e romântica. Eu passei pelas duas fases, até porque é normal adolescentes terem essa necessidade de se encaixar em um grupo de pessoas. Essa é uma necessidade que todos, se não a maioria, dos adolescentes sentem.

 Mas vocês conseguem reparar em uma coisa? Todas essas modinhas eram um estilo de se vestir, um estilo de corte de cabelo, um estilo de música, nunca um padrão de como a pessoa deve ser para poder se encaixar em tal grupo.

 E sabem qual a "modinha" do momento? Se você não esteve na lua nesses últimos meses, com certeza deve ter visto essa enxurrada de conteúdos relacionados ao Tumblr (uma das minhas redes sociais preferidas desde 2008). É vídeo de decoração inspirado no Tumblr, penteado inspirado no Tumblr, maquiagem inspirado no Tumblr, look inspirado no tumblr, tudo inspirado no Tumblr. E até ai eu não vejo problema nenhum, o problema começa quando querem ensinar "como ser uma garota tumblr".

 Gostaria de te convidar á pesquisar no google esse termo e ver o que aparece. Pesquisou? O que apareceu foram garotas brancas, magras, de olhos claros e cabelo enorme liso, não é? Pois é, aí está a raiz do problema.

 Nós somos a geração que mais tem problemas de baixa auto-estima, que não se ama, que começa a fazer cirurgias plásticas cedo pois não se aceita do jeito que é, que nunca está satisfeito com o corpo que tem, que mais tem depressão, que comete suicídio por esses mesmos motivos.

 O problema por trás disso tudo está na mídia e quando eu digo mídia não estou querendo dizer apenas da televisão, da revista ou do jornal. Estou querendo dizer que você, blogueira e youtuber, que propaga esse tipo de conteúdo, também é responsável por essa baixa auto-estima nos jovens.

 Não ensine alguém como ela deve ser e se portar. Principalmente quando é algo que nem mesmo você está encaixada naquele padrão. Pare de passar para frente que você só será aceita pela sociedade se você estiver encaixada neste padrão que está em alta no momento.

 Nós, como influenciadores, temos a missão de sempre propagar coisas boas ao leitor/telespectador. Passar a mensagem de ser quem você é, gostar do que você quiser, vestir o que te faz feliz e acima de tudo: não se importar com o que as outras pessoas acham de ti!

 Vocês podem achar que é frescura minha, ou algo do tipo. Mas é só você ir em algum vídeo desses que ensinam á "como ser uma garota tumblr", que vocês irão ver os comentários de meninas falando que "para ser garota tumblr você tem que ser magra, rica e bonita". 

 Isso é mais do que apenas uma "modinha" de jovens saudável. Isso trás problemas de auto-estima que podem ser levados durante toda a vida.

 Nem vou entrar no mérito de dizer o quão desgastante já está conteúdos desse tipo na internet. Só quero passar essa mensagem. Vocês podem achar que isso não afeta a vida de ninguém, que é algo bobo e inocente. Mas não é, acredita em mim! 

10 comentários:

  1. Texto arrasador! Eu amo fotos estilo tumblr e roupas também, mas tudo tem um limite e as blogueiras, mais que ninguém, tem que saber esse limite.
    Amei o texto! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, exatamente! Que bom que gostou do texto Lay, fico muito feliz! <3

      Excluir
  2. Inocente realmente não é! como disse uma vez lá no grupo, tumblr tem coisas bonitas pra se ver mas é uma rede social, então não dá pra levar tudo tão a sério!
    vou salvar teu post nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Assim como todas as outras redes sociais não devemos achar que tudo é real e querer ser daquela forma! Que bom que gostou tanto ao ponto de colocar nos favoritos hehe Beijos <3

      Excluir
  3. Não acho q hoje em dia o termo tumblr girl seja generalizado tão drasticamente só para a menina branca, magra com cabelo liso e olho claro, etc. Ultimamente tenho notado a inclusão da mulher negra e morena, com o corpo com mais volume e curvas, e principalmente os cabelos cacheados, um exemplo disso são as kardashians, negras e com corpos q até então não eram o padrão "tumblr", sempre noto a variedade da beleza dentro desse padrão, não só as magras e loiras, todos os tipos. Acho que finalmente estamos chegando ao padrão de beleza onde não existe um padrão, e as pessoas se aceitando mais e se amando como elas são. Amei o tema do post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda vejo muito preconceito e padrão dessa forma, menina magra, loira, olhos claros e rica. Temos muito para progredir ainda em questão disso e muitas outras coisas da sociedade. Mas que bom que gostou do texto, fico feliz! Beijos <3

      Excluir
  4. É segunda opinião a respeito que leio e concordo com você, isso faz mal, na minha adolescência, eu nunca conseguia me achar bonita, não sabia ser eu. Até imitar trejeitos de coleguinhas eu fazia, hoje com 25 anos de idade consigo me amar, mas eu percebi na marra o quão doloroso não saber quem é. Existem jovens que levam isso como passageiro, mas infelizmente muitos com um raciocínio mais fraco vão se penalizar sim por não conseguirem se encaixar nos padrões tanto do grupo que querem ser inseridos ou da sociedade como um todo.
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente! Eu também sofri para começar a me amar e me aceitar do jeito que sou. Sempre achava a outra pessoa mais bonita que eu, mais inteligente do que eu, mais estilosa do que eu, tudo mais do que eu. É difícil passar por essa situação, ainda mais quando se tem a cabeça tão influenciável assim.

      Excluir
  5. Que texto maravilhoso, as pessoas sequer tocam nesse assunto, só querem mostrar como é legal ser bonita e diferentona estilo tumblr girl, q seu blog cresça e q continue propagando mensagens tão bacanas como essa! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou, fico muito feliz!! Muito obrigada pelo carinho! Beijos sua linda <3

      Excluir

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.