Dicas para conseguir o
primeiro emprego + Freebie

 Oi galeru, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Primeiramente queria pedir mil desculpas para vocês porque semana passada eu deixei o blog e o canal em hiatos. Quem curte a fanpage viu que postei lá avisando vocês que não conseguiria postar nada na semana, pois comecei a trabalhar e a minha rotina virou de cabeça para baixo. Estava tão esgotada fisicamente que não conseguia fazer mais nada além de chegar em casa, tomar um banho e ir dormir. Mas agora estou me esforçando para me adaptar a nova rotina e espero conseguir postar nos dias certos para vocês.

 Bom, como esse é meu primeiro emprego e a maior parte do meu público é de 18 á 25 anos, resolvi vir aqui dar algumas dicas para vocês que me ajudaram muito a conseguir essa vaga. São dicas que aprendi na raça e que com certeza foram super importantes para que eu conseguisse essa conquista. Porque sim, nós estamos em crise e está mais difícil do que nunca conseguir um emprego quando não se tem experiência em nada, então qualquer dica é bem-vinda!

Foto: Reprodução

  •  Procure vagas de jovem aprendiz

 Se você esta procurando o seu primeiro emprego, provavelmente você tem entre 16 e 24 anos, que é a idade perfeita para trabalhar como jovem aprendiz. "Mas Gabi, o que é isso?" É um uma vaga especifica que o governo incluiu com uma lei, obrigando as empresas á contratarem uma certa porcentagem do quadro de funcionários como jovem aprendiz. Trabalhando como aprendiz você não precisa ter nenhuma experiência, o contrato pode ser de até dois anos, você aprende muito e dependendo da empresa ela pode te dar um curso voltado na área em que você está trabalhando. Na minha opinião, vale muito mais apena trabalhar como aprendiz pois você aprende bastante, do que se matar trabalhando em uma loja de shopping por exemplo, que você mal terá tempo de respirar.

  • Capriche no seu currículo

 Você com certeza já ouviu isso de alguma pessoa. Mas cara, isso é realmente muito importante! Pense no currículo como a primeira impressão que você passa para a empresa. Se o seu currículo estiver bem organizado, com todas as informações corretas e bem completo, a empresa terá uma ótima primeira impressão de você. Agora se o seu currículo estiver todo bagunçado, mal estruturado, com informações falsas e erros de português, pode ter certeza que a empresa não fará nem questão de lhe chamar para uma entrevista.
 Lembro que demorei uma semana pesquisando a melhor forma de fazer meu currículo e depois montando ele. Fiz várias pesquisas, fiz vários modelos e senti que fez total diferença. Como sou muito amorzinho com vocês, resolvi disponibilizar o modelo do currículo que eu considero como o ideal. Ele está com informações falsas, então é só vocês substituírem com suas informações e ir acrescentando o que sentir necessidade. Clique aqui para baixar!

  •  Se inscreva em todos os sites de emprego possíveis

 Pode parecer que esses sites são pura bobagem, que só servem para tirar nosso dinheiro e todo aquele blá blá blá. Eu sei muito bem disso, pois também pensava dessa forma. Até que pedi para o meu pai para assinar a Catho por 3 meses, pois queria muito tentar por lá e ver no que dava. Mandava currículo todos os dias, logo depois da hora do almoço (melhor hora para mandar currículo na minha opinião), fui chamada para duas entrevistas e por fim consegui o meu tão querido emprego. Vale a pena sim gente, acredita em mim!

  •   Antes de tudo, se conheça!

 É de praxe, todo mundo sabe que em entrevistas de emprego temos perguntas como: "Quais são suas qualidades?", "Quais são seus defeitos?", "Onde você se vê daqui há 5 anos?" e etc. E se você for uma pessoa que tem muita dificuldade de falar sobre si mesmo (assim como eu), tenho certeza que você vai gaguejar bastante na hora de responder essas perguntinhas. Então a melhor coisa á se fazer é se conhecer. Saiba seus pontos fortes, pontos fracos e quais são seus planos para o futuro. Se caso você tiver com dificuldades em descobrir, peça ajuda para a sua família/amigos/namorado. Isso faz toda a diferença, pois mostra que você é uma pessoa sonhadora e que preza sempre por ter um propósito de vida.

  •  Pesquise sobre a empresa

 Além de se conhecer, conheça também a empresa que está indo fazer sua entrevista. Porque você está escolhendo a empresa antes de eles te escolherem. Então pesquise no Google sobre, olhe o site da empresa, fuxique as redes sociais (se caso tiver). Assim você se sobre sai dos outros candidatos, pois conhece a empresa e seus princípios!

  •  Medite ou relaxe antes de ir para a entrevista
 Essa dica serve principalmente pra quem é MUITO ansioso, assim como eu. Sempre quando preciso fazer alguma coisa importante, fico muito ansiosa e acabo passando muito mal. Então a solução que tive foi meditar ou relaxar bastante com vídeos de ASMR antes da entrevista. Além é claro, de me forçar a ter pensamentos positivos. Lembro de repetir na minha cabeça "vai dar tudo certo" repetidamente o caminho TODO até chegar no local da entrevista.
  •  Postura confiante sempre!
 A postura é até mais importante do que a roupa, na minha opinião. Claro, é importante sim ir com uma roupa adequada ao momento, mas ter uma boa postura e se sentir confiante é muito importante também. É nítido quando uma pessoa está se sentindo insegura e incapaz de conseguir conquistar aquilo, então sinta-se confiante, olhe nos olhos de quem está te entrevistando, passe segurança, seja simpática(o) e responda firmemente. E por favor, evite usar gírias e falar palavrões. Você está conversando com alguém que está te analisando de cabo á rabo e não com seu brother da escola! haha
  •  Não desista tão fácil
 E é claro, não desista se não der certo logo de cara. Eu fiz 3 entrevistas até conseguir a minha vaga, mas existem pessoas que levaram mais tempo ou menos tempo para conseguir também. Use todas as dicas que dei aqui, junte com o seu foco e determinação e vá a luta. Você consegue, eu acredito em você!


 E aí, anotou as dicas? Espero que sim! Espero também ter ajudado vocês nessa nova fase tão importante na vida de todos nós. Ser independente financeiramente é um passo enorme para uma vida mais responsável e é maravilhoso ter o seu próprio dinheirinho para comprar e conquistar suas coisas. Se vocês tiverem mais alguma dica, é só deixar nos comentários que todos nós iremos amar!

 Um beijo e até o próximo post! <3

10 comentários:

  1. Gabi esse post saiu na hora certa pra mim, e tenho certeza que vou colocar essas dicas em pratica. Também sofro de ansiedade e é horrível :(
    Adorei as dicas, beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom Carol!! Boa sorte e espero que você consiga um emprego logo! <3 E sim, é horrível mesmo. Mas a gente aprende a conviver com isso né?! Beijos <3

      Excluir
  2. Se importa se eu deixar esse espacinho para deixar mais uma dica? É uma coisa que eu acho pertinente e já vi muita gente se enrolar.
    Quando for procurar um emprego, é legar ter sempre um caderno separado para isso, toda vez que mandar um currículo, um e-mail, qualquer contato, é legal anotar data, hora, o que foi falado e para quem foi falado.
    Enfim, adorei suas dicas, achei super pertinentes, procurar, principalmente o primeiro emprego, é algo bem novo, mas com confiança e preparo todo mundo consegue se virar.
    Beijinhos
    www.sakurys.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não, dicas são sempre bem-vindas! <3 Realmente isso é bem importante, principalmente se você for uma pessoa bem desligada. Que bom que gostou Ste, fico muito feliz! Com certeza, com determinação, confiança e foco todo mundo consegue! Beijos <3

      Excluir
  3. Uau! Adorei as dicas eu já fui menor aprendiz ao 16 anos e hoje trabalho em multinacional, graças a essa oportunidade, vc disse tudo iniciar como um jovem aprendiz é muito melhor, pois você só não trabalha tem uma mega oportunidade de aprender. Parabéns pelo o post e por ter sido escolhida pelo CBB como post da semana!

    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa o/ Que bom que gostou, fico muito feliz! Com certeza, é o melhor caminho para entrar no mercado de trabalho. Obrigada, obrigada! ^-^

      Excluir
  4. Oi Gabi,

    Adorei suas dicas. Sem dúvidas nenhuma um currículo bem feito é o que faz a diferença na hora de ele ser selecionado pra uma entrevista. E também a persistência né, porque nada caí na nossa mão, temos que correr atrás.
    Eu também consegui um emprego pela Catho, e antes disso tinha essa impressão de que não adiantava, até que um dia apareceu. Sempre correndo atrás, as oportunidades aparecem.
    Parabéns pelo post, adorei. E parabéns por ter sido selecionada nos posts da semana do cbb.

    Beijos

    www.caroldoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      Que bom que gostou, fico muito feliz!! Pois é, a gente sempre acha que é mentira esses sites de emprego, né? haha Muito obrigada sua linda! Beijos <3

      Excluir
  5. Sei o quanto e difícil o primeiro emprego, fui aprendiz, e apesar de ganha pouco e trabalha os finais de semana super curtir a experiencia, aprendiz muita coisa ♥ e também não tinha muito tempo pro blog, mas com certeza depois você se acostuma com a rotina ! beijoos
    www.lamoonier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, a experiência é muito boa mesmo! Espero conseguir viu?! Pois não quero nunca desistir do meu bloguito! hehe Beijos <3

      Excluir

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.