Músicas que lutam ou
lutaram por uma causa

Foto: Reprodução
 Oi galeru, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Como vocês puderam perceber, semana passada eu tive que deixar o blog, canal e redes sociais um pouquinho de lado pois no sábado eu teria uma prova no meu curso. Por isso eu acabei resolvendo focar em estudar bastante para tentar uma boa nota. Na verdade, eu até tentei editar vídeo e escrever alguns posts, mas o cansaço acabou me pegando de jeito.

 Bom, no post de hoje eu resolvi listar algumas das minhas músicas preferidas que de alguma forma lutam, lutaram, se manisfestaram contra ou a favor de algum acontecimento do mundo. Porque você pode até não perceber, mas a música influencia muito a vida e o pensamento crítico sobre o mundo, principalmente músicas que tem esse foco político.

USA for Africa - We Are The World

 Alguém aqui nunca escutou essa música? Se você nunca, comenta aqui embaixo pra mim, por que sério... Essa música foi e sempre será uma das músicas mais importante quando estamos falando de causas sociais, na minha opinião.

 A música foi composta por Michael Jackson e Lionel Richie em 1985, com o propósito de arrecadar fundos para o combate á fome no continente africano. Os dois chamaram mais 43 grandes nomes da música na época, como: Tina Turner, Billy Joel, Bob Dylan, Cyndi Lauper, entre outros.

 O single, o LP (pra quem não conhece, da uma pesquisada no Tio Google) e o clipe arrecadaram mais de 63 milhões de dólares para os africanos. Imagine o quanto não arrecadaram incluindo doações de pessoas que se sentiram influenciadas a doar também.


 We Are The World for Haiti

 Em 2010 aconteceu uma tragédia enorme no Haiti, um terremoto acabou com praticamente tudo que havia por lá. Pessoas morram, crianças ficaram sem seus pais, pessoas ficaram sem um lar e infelizmente muitas outras coisas aconteceram.

 Para ajudar, Lionel Richie e Quincy Jones juntaram-se com mais 70 artistas para regravar a mesma música que ajudou tantas pessoas na África. No vídeo podemos ver Justin Bieber, P!nk, Usher, Akon e diversos outros artistas que estavam em alta em 2010.

 A música foi lançada no dia 12 de Fevereiro de 2010, na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, no Canadá. Não achei nenhum dado falando sobre o quanto a música arrecadou, mas só de nomes enormes da música terem se reunido para ajudar tantas pessoas, já vale ser lembrado.


Sia - The Greatest

 Quem acompanha o blog sabe o quanto eu admiro a Sia, não só pelo trabalho incrível que ela faz como compositora e cantora, mas também por toda sua singularidade como pessoa. Até já fiz um post aqui no blog contando mais sobre sua trajetória e minhas músicas preferidas dela, clique aqui para ver o post completo.

 Esse ano aconteceu um atentado em uma boate gay lá em Orlando, que acabou deixando muitas mortes. Apesar da Sia não ter se manifestado sobre, ao assistir podemos entender que o clipe foi feito como uma forma de protesto contra esse acontecimento. E foi exatamente isso que eu entendi quando assiste ao clipe pela primeira vez, assim como também me arrepiei inteira.


Till It Happens To You - Lady Gaga

 Nos Estados Unidos é muito comum os estudantes de universidades morarem no campus, pois é mais barato e a maioria dos cursos são integrais ou as matérias não tem um horário padrão como aqui no Brasil. Por isso, infelizmente, é muito comum ter casos de assédio e abusos sexuais dentro dos dormitórios e no próprio campus.

 Várias estudantes fazem protestos em suas universidades, pois normalmente os reitores acabam não fazendo nada com os casos que são levados até eles. Fiquei muito feliz quando vi que a Lady Gaga estava apoiando essas estudantes ao fazer essa música e principalmente demonstrando com as histórias contadas no clipe.

 Muitas pessoas acham que é frescura e até mesmo invenção dessas estudantes, que é somente para chamar a atenção. E a música fala exatamente sobre isso: "Até acontecer com você, você não vai saber como me sinto". Essa música fala sobre a falta de empatia com essas estudantes.

 Toda santa vez que assisto ao clipe ou escuto a música, me arrepio toda e sempre acabo chorando. Fico triste por esse tipo de situação acontecer todo dia, toda hora, todo segundo. Não só com estudantes, mas com qualquer mulher presente no mundo.


Legião Urbana - Geração Coca-Cola

 E é claro que em um post onde tem crítica política não poderia faltar Legião Urbana. Para quem não sabe (acho bem difícil), Legião Urbana foi e sempre será uma das mais importantes bandas com críticas políticas e sociais. 

 Essa música, Geração Coca-Cola, é muito famosa pois fala sobre diversos assuntos de uma só vez. Fala sobre a juventude não crítica, capitalismo e assuntos deste universo. Se você ler a letra da música com atenção vai perceber que é bem nítida toda a ironia composta nela.
_____________________________________________________________

 Eaí galeru, qual foi a sua música favorita da lista? Conhecem alguma outra música com esse propósito? Comentem aqui embaixo pra mim, vou amar saber a opinião de vocês. Beijinhos e até o próximo post! <3 

 Me siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - Twitter

22 comentários:

  1. Nossa Gabi, muito interessante o seu post. Conhecia todas as músicas, mas não havia me ligado que essa música da Sia tinha a ver com o atentado em Orlando... E tbm não conhecia essa música e clipe da Lady Gaga, e não deu pra conter as lágrimas. É muito triste mesmo. Parabéns pelo post, arrasou.
    Um beijão!
    JuliethSilva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou Ju! As vezes a gente vê algo e nem se liga na crítica social presente nela, né?! Eu demorei alguns dias pra pegar a referência no clipe da Sia. Beijos, volte sempre! <3

      Excluir
  2. Adorei seu post, não sabia a história de algumas dessas músicas, mas achei incrível você mostrar.
    Descobri seu blog por acaso e fiquei apaixonada <3 Seguir pra não perder nenhuma novidade!


    www.quatroestacoess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que feliiiiz eu fico em saber que adorou! ^^ Bem vinda e se sinta em casa hehe <3

      Excluir
  3. Só músicas legais! Eu amei o The Greatest, é a música que mais escuto no momento, e assisto sempre o clipe porque é incrível!
    Uma música que eu gosto bastante e que encaixa no tema: Where is The Love - Black Eyed Peas, tanto a versão antiga quanto a nova (que está de arrepiar).
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooooossa, verdade! Essa música do Black Eyed Peas sempre me arrepia toda e as vezes até acabo chorando haha Fazia tempo que não escutava ela, vou até ouvir agora hehe Beijão <3

      Excluir
  4. Achei o máximo sua seleção de musicas. Não conhecia a da Sia nem a da Lady Gaga, mas gostei bastante do tema que retratam. Acho super importante quando musicas, filmes e livros nos passam mensagens assim.
    Beijinhos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lary, fico muito feliz!! =D Sim, cultura já é importante por si só, né?! Beijos <3

      Excluir
  5. Oi Gaby! Nossa eu não conhecia essas musicas da Sia e da Lady Gaga, também fiquei bem arrepiada e triste depois de ver os clipes, mas infelizmente elas retratam nada mais do que a realidade mesmo né! As outras músicas eu já conhecia e adorava, mas essas 2 novas me chamaram muito mais a atenção! Obrigada por compartilhar! Bjoo
    http://www.taviajandomenina.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii =D

      Elas são incríveis, né?! É triste sim, mas temos que ficar felizes de artistas bem fortes estarem contribuindo de alguma forma com essas causas. hehe

      Beijos <3

      Excluir
  6. Você é perfeita, juntou Legião, Sia e Michael em um spo post! Essas músicas e clipes realmente foram muito importante na luta de suas respectivas épocas - a da Sia é de arrepiar né?
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, para! Perfeição não existe! haha Nossa, a Sia em si já é de arrepiar. Ela é incrível! hehe

      Excluir
  7. Muito legal esse post! Não sabia que essas músicas da Sia e Lady Gaga eram sobre isso e passei a gostar ainda mais delas <3 E legião eu amo, super me representa *-*
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Aline, fico muito feliz! ^^ Pois é, muita gente não sabe. Mas fico feliz que mais uma pessoa está consciente dessas lutas! Beijin <3

      Excluir
  8. Adorei o seu blog e já estou seguindo!
    Beijinhos,
    Fê.

    Gêmeas de Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! =D Poxa, que bom que gostou fico muito feliz por isso! Seja bem-vinda <3

      Excluir
  9. Que lindeza de post, Gabi! Sério, um dos melhores que já li no seu blog. Adorei o tema. Nunca tinha ouvido a de Lady Gaga e nem a de Sia, ouvi e amei, achei bem emocionantes, inclusive. Mas sabe uma de que senti falta nessa lista? "Pra não dizer que não falei das flores"!

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que honra Clara. Fico muito feliz que gostou do post, de verdade! <3 Nossa, nunca escutei essa música. Vou lá ouvir agora! hehe Beijin <3

      Excluir
  10. P.S.: Já vi o clipe de Sia mil vezes. Tô quase chorando, de verdade. As referências são bem visíveis!

    ResponderExcluir
  11. Gente!!! Agora tô chorando de vez com o de Lady Gaga!

    ResponderExcluir

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.