Bullet Journal de estudos
para a faculdade


 No finalzinho do ano passado postei um vídeo no canal mostrando para vocês os meus materiais escolares, que na verdade eram para a faculdade (se você ainda não assistiu, clica aqui). Nele eu disse que faria um bullet journal para a faculdade em um caderninho separado. Depois de uns 2 meses pensando e produzindo ele, finalmente consegui trazer para vocês a ideia pronta.

 Na minha opinião ele ficou super simples e intuitivo, fiz páginas para organização de cada matéria, organização do semestre, provas e trabalhos e muitos outros layouts para o planejamento e organização dos estudos. Me inspirei muito no pinterest e no insert do blog "Através da Linha".

Para melhor resolução, assista em 1080p.

 O que é Bullet Journal? O Bullet Journal, Bujo para os íntimos, foi criado pelo designer americano chamado Ryder Carrol. Ele criou esse método de organização buscando “rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro”. Esse método de organização é perfeito para quem quer juntar todos os aspectos de sua vida em um só lugar. Nele existem algumas “regrinhas” de uso, mas você pode personalizar e montar da forma que você quiser.

 Quais são os materiais necessários? Pra fazer o meu bujo, eu estou utilizando esse caderninho que vocês podem ver na foto acima, ele é sem pauta e ganhei de presente da minha mãe. Ela comprou na Kalunga e se não me engano foi 26 reais. A gramatura da folha até que é boa, o marca texto transfere super pouco e ela parece ser bem resistente. Mas você pode utilizar qualquer caderno, pode ser com pauta, sem pauta, pontilhado, quadriculado e da marca que você preferir. Além do caderno, eu utilizei também algumas canetas, post its e fiz duas folhas com linhas pra me guiar na hora de escrever no bujo.



 Na primeira folha do bujo decidi fazer uma capa com o nome do curso e o ano que estamos. A seguir fiz um calendário anual circulando os feriados para ser mais fácil de saber quando não terei aula.


  Decidi fazer um sistema de códigos com as matérias do curso. Como o nome das matérias são bem grandes, criar códigos é a melhor saída para decorar o nome mais rápido. Esses códigos eu coloco nas divisórias do meu fichário, na página de cada matéria no bujo, nos trabalhos, provas e em todo o meu sistema de organização. Achei necessário fazer também um Key, com alguns símbolos para tarefas, anotações e etc. E é claro que não poderia faltar uma tabelinha com o horário das aulas, ninguém merece ficar perdido, né não?!

 Logo após decidi fazer uma página para cada matéria, onde ficam todas as informações de faltas, notas, nome do professor, email do professor e etc. Logo do lado tem tipo um "plano de estudos" onde vou anotar a data e o que foi dado de matéria.



O future log é ótimo para a organização de trabalhos e provas. Nele você consegue visualizar quanto tempo realmente falta para a entrega de tal trabalho ou para estudar para tal prova. As vezes a gente deixa de fazer logo pois acha que tem tempo, ai chega a data de entrega e você acabou esquecendo de fazer e faz tudo de última hora (sei bem como é).

 Confesso que a página de trabalhos e provas poderia ter ficado melhor, mas nesse estilo eu senti um pouco mais de liberdade, pois consigo anotar nos post its e ir arrancando conforme for fazendo.


 Decidi fazer o calendário do mês seguindo o mesmo layout do future log. Fiz o mês de forma que eu consiga circular ou pintar a data de cada compromisso relacionado ao curso.

 Pensei em fazer um plano de estudos semanal para cada mês, mas como o meu curso não é tão teórico assim pensei que gastaria as folhas do caderno atoa e não seria nada prático para mim. Por isso fiz essa página de "para fazer" com post its. Assim consigo anotar as tarefas daquele mês e conforme vou fazendo vou arrancando também, mesmo sistema da página de trabalhos e provas.


 Pra finalizar decidi colocar uma parte para a organização das minhas leituras, tanto da faculdade quanto de leituras feitas por prazer. Vou fazer também o resumo dos livros ali, pois assim fica mais fácil na hora de estudar ou buscar alguma referência para fazer algum trabalho.

---------------------------------------------------------------------------------

 Ainda estou pensando se vou utilizar mesmo o bujo ou vou continuar me organizando com as folhas dentro do fichário, assim que decidir e me acostumar com a organização faço um outro vídeo para vocês.

 E aí, como você se organiza com os seus estudos? Já conhecia o método do bujo? Vamos bater um papo aqui nos comentários. Um beijo e até o próximo vídeo! 💖

Me siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - Twitter

2 comentários:

  1. Que liiiiindo seu bullet journal. Eu quero começar um <3 Tomara que eu consiga fazer um tão bonitinho quanto o seu :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Beta, fico muito feliz! <3 Consegue siiiim, tenho certeza absoluta disso! <3

      Excluir

 

Use a hashtag
#GaleruDaGabi
no instagram e apareça aqui. Confira todas as fotos!
EAI, GABI?
Direitos reservados 2013/2016 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral.